• molafurg

Isto não é um pássaro> Leide Silva


Projeto inspirado na obra "Ceci n’est pas une pipe" (Isto não é um Cachimbo) do artista surrealista René Magritte. A ideia de utilizar essa referência surgiu da observação do cotidiano, percebi que na cidade onde vivo, em diversos lugares, há sacolas plásticas “voando” pelas ruas, algumas penduradas em árvores, levadas pelos ventos, isso demonstra que não estamos nos responsabilizando pelo lixo que produzimos e que não estamos descartando os resíduos adequadamente.


Como já realizo pesquisas e experimentos com bordados de passarinhos em papel, decidi bordar nas sacolas que coletava por onde eu passava, na tentativa de reutilizá-las, uma vez que, na perspectiva da arte contemporânea é possível o uso de materiais inusitados nas produções artísticas, pensando assim, na sustentabilidade, na reutilização e redução de recursos, diminuindo assim o consumo. Atualmente presenciamos os impactos drásticos que os seres humanos estão causando à natureza, ao meio ambiente; floras e faunas estão sendo devastadas e destruídas, caso não mudarmos nossa mentalidade e atitudes estaremos prejudicando a nós mesmos.


A Série tem o intuito de proporcionar espaço para a reflexão, interpretação e apreciação estética, provocando questionamentos a partir da frase "Isto não é um pássaro", é uma representação, e fazendo uma analogia com a problemática do descuido com os resíduos produzidos, as sacolas não são passarinhos. Então, por que estão “voando” por aí, presas em árvores, soltas pelas ruas, poluindo o ambiente?

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo